Sem medo e sem segredo: Síndrome de Down e inclusão escolar

Fala-se tanto em inclusão hoje em dia; são tantas inquietações, dúvidas e – verdade seja dita – dificuldades apontadas para a sua efetivação. Como observadora atenta e apaixonada do processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças – não apenas as que têm Síndrome de Down mas, sobretudo, destas – defendo que a inclusão já está acontecendo. E mais, que só acontece quando há, por parte dos envolvidos, atenção a três premissas: coragem, conhecimento e compartilhamento.

Não há como negar que, para um professor que nunca teve a experiência de interagir com um aluno com Síndrome de Down ou qualquer outra deficiência, é difícil dar o primeiro passo. Mas ele se preparou para ser um professor; mais que isso, para ser um educador. E um educador lida com pessoas, não com síndromes. A síndrome é só uma característica da pessoa. E o que dizer da mãe, que não se preparou para lidar com a síndrome? Ela se preparou para ser mãe e, ao realizar, com coragem, seu papel de mãe, descobre o filho – a pessoa – por trás da síndrome. Coragem, então, ao professor, para colocar tabus, medos e preconceitos de lado e se permitir fazer o seu papel de educador de pessoas.

Saber sobre a Síndrome de Down, ou sobre qualquer deficiência ou necessidade educacional especial não é saber sobre inclusão. Termo técnico não assegura processo, nem sucesso. Cada dado, cada informação só tem validade se transformado em conhecimento, e conhecimento – todo educador sabe – é construído: na interação, na experimentação, na análise desprovida de preconceitos. E ninguém busca o conhecimento que não julga necessário. É por conta disso que as crianças e jovens com Síndrome de Down precisam estar nas escolas: para criar demanda, para que toda a equipe pedagógica busque, estude, conviva e passe a enxergar além das características físicas, investindo em seus alunos para além do social.

Por fim, mas não menos importante: não há inclusão sem compartilhamento. Os preconceitos, disseminados por anos, só se fizeram tão arraigados porque foram compartilhados. É hora de compartilhar os saberes construídos na convivência com as pessoas com Síndrome de Down, dentro dos espaços escolares e não apenas junto à família ou em espaços segregados. O educador que já se encorajou a despir-se do preconceito e a assumir suas fragilidades; que se aproximou, interagiu, acolheu, observou, estudou, aprendeu e ensinou, sabe: é possível, sim! E é urgente acabar com esta visão desumana e deturpada de que a pessoa com Síndrome de Down não aprende. Se nós, deficientes em aceitar e entender de gente, somos capazes, porque eles não seriam?

Pense nisso quando a inclusão bater à sua porta.

Ana Beatriz Araújo

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.